Como se manter ativo na terceira idade? 

Se manter ativo na terceira idade é importante para que a saúde fique em dia – seja a física ou a emocional. Inúmeros estudos vêm comprando que o exercício físico após os 60 anos é tão importante quanto a alimentação equilibrada e as idas regulares ao médico. 

Mas, como fazer isso de forma segura e sem nenhum risco para os ossos e musculatura? No texto de hoje, separamos algumas informações importantes sobre esse assunto: explicaremos quais são os cuidados essenciais e os exercícios mais indicados para essa faixa etária. Confira! 

 

Se manter ativo na terceira idade – Recomendações gerais! 

 

Antes de mais nada, é importante pensar na saúde. Exercícios mais intensos, como corridas, devem ser evitados sem recomendação médica – especialmente em casos de idosos sedentários há muitos anos. Porém, não há dúvidas de que atividades são muito bem-vindas. Separamos algumas dicas:  

 

  • Caso você sinta o desejo de começar uma atividade, é importante saber como está seu estado de saúde geral. Faça exames com regularidade e pergunte ao seu médico se os exercícios são possíveis – e qual deles é mais recomendado para o seu condicionamento. 

 

  • Além do auxílio de um médico, vale a pena ter o acompanhamento de um profissional de educação física ao realizar as atividades, especialmente em casos de exercícios que não são aulas – como aeróbicos, musculação e outros.  

 

Ideias de exercícios para a terceira idade 

 

Como falamos, alguns exercícios mais intensos devem ser evitados por idosos sem condicionamento físico. Para quem quer começar aos poucos, separamos algumas ideias: 

 

  • Pilates 

 

O Pilates, sem dúvidas, está no topo da lista de bons exercícios para se manter ativo na terceira idade. Por ser de execução lenta e em vários níveis de condicionamento, as aulas são muito dinâmicas e adequadas para qualquer idade. 

Além disso, o Pilates costuma contar com poucos alunos por aula. Isso significa que o professor estará sempre disposto a tirar dúvidas e de olho em corrigir falhas de postura.  

O Pilates também ajuda a melhorar a circulação, estimula o bem-estar emocional e traz vantagens para a musculatura e para os ossos – sem forçar em excesso.  

 

  • Hidroginástica 

 

Muitas pessoas conhecem os benefícios da hidroginástica para se manter ativo na terceira idade. As aulas são ótimas para ativar a circulação e contam com a vantagem de não forçar de maneira exagerada a musculatura – já que a água não traz impacto.  

Porém, o exercício não é muito efetivo na questão muscular como é o Pilates. Nós indicamos que você faça os dois para ter melhores benefícios.  

 

Exercícios são perigosos na terceira idade? 

 

Não há dúvidas: exercícios sempre são benéficos em qualquer idade. Obviamente, é importante ter cuidado com os excessos, especialmente quando estamos muito sedentários e temos uma estrutura óssea mais frágil – como é o caso dos idosos.  

Porém, não se exercitar é uma péssima opção para fugir de lesões. A melhor saída é sempre realizar as atividades com um profissional e respeitando seu tempo.  

 

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