Pilates e o coração – Saiba se a prática beneficia o sistema cardiovascular
Muitas pessoas relacionam o Pilates e o coração e entendem que a prática pode beneficiar o sistema cardiovascular como um todo. Mas será que isso é verdade? Quanto o Pilates pode ajudar a evitar problemas cardíacos e a manter a saúde do coração? No texto de hoje, vamos explorar um pouco esse assunto com informações importantes. Confira abaixo!
Pilates e o coração – Qual é a relação entre eles?
O Pilates é um exercício de alta intensidade, que mescla diversos benefícios, incluindo o trabalho do sistema cardiovascular. Para termos uma ideia, durante uma aula, é possível atingir um batimento cardíaco até duas vezes maior do que o indivíduo está acostumado em repouso – o que significa que o coração está trabalhando mais para conseguir manter o ritmo dos exercícios.
Pure Pilates
Tudo isso significa que a união entre Pilates e o coração tem tudo para dar certo: a prática acelera os batimentos, melhora a respiração e faz com que o aluno se acostume aos poucos com esse ritmo mais intenso, o que diminui os riscos à saúde e os efeitos colaterais.
Não há riscos para o coração com a prática de Pilates?
É sempre bom dizer que qualquer pessoa com problemas cardíacos deve procurar um médico para saber qual é a intensidade dos exercícios que pode fazer. Mas, de maneira geral, o Pilates não traz riscos ao sistema cardiovascular, justamente por ser ministrado de forma gradual, sem forçar demais o aluno.
Os instrutores da Pure Pilates, por exemplo, são treinados para evitar qualquer tipo de excesso para alunos iniciantes e muito sedentários. Isso é fundamental para evitar danos àqueles que ainda não estão acostumados aos treinos. Cuidados necessários para evitar que a combinação entre Pilates e o coração seja danosa Mesmo com todos os benefícios do Pilates para o coração, é sempre importante tomar cuidados para evitar problemas, como:
– Sempre procure um médico se você é muito sedentário e está começando agora a praticar qualquer atividade física.
– Consulte um especialista, faça exames e se preocupe em manter a saúde em primeiro lugar.
– Nossos instrutores vão sempre pegar leve com você e evitar qualquer exagero, especialmente no começo. Aos poucos, eles vão aumentar a intensidade e você deve sinalizar se houver qualquer tipo de problema ou mal-estar durante o treino.
– Não se force demais e nem espere se sentir mal para avisar que os exercícios são muito pesados para você!
– Sempre procure comer alimentos saudáveis, pois nosso coração também sofre com a falta de nutrientes e com o excesso de industrializados. Além de se exercitar, ser saudável é também comer bem e com qualidade.
Os benefícios do Pilates para o coração
Como falamos ao longo desse textos, o Pilates e o coração são excelentes juntos. Alguns benefícios são:
– Melhora dos batimentos cardíacos, que ficam mais regulares e saudáveis.
– Menos chances de problemas, como infartos e paradas cardíacas. O exercício é fundamental para evitar esse tipo de fatalidade.
– Mais disposição e força para seguir durante o dia-a-dia. Gostou das dicas de hoje?
Compartilhe nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!