Yoga ou Pilates?

 

Na hora de praticar um exercício muitas pessoas ficam na dúvida de que tipo de exercício deveriam fazer. Alguns preferem musculação na academia, outros aulas de dança, jogar futebol, pedalar, enfim, são tantas variedades que fica até difícil escolher. Quem geralmente opta por Pilates ou Yoga são pessoas que procuram se exercitar de uma forma mais tranquila e sem música alta. Porém, nesses momentos fica difícil escolher entre as duas atividades, por isso preparamos algumas dicas para você.

Pilates

O Pilates foi criado por uma alemão, Joseph Pilates e é um método de condicionamento para o corpo e para a mente. O Pilates pode ser praticado com aparelhos, nesses casos as turmas são pequenas, normalmente em duplas ou trios. Ou também pode ser praticado sem aparelhos, esse é o caso do Pilates Solo. Os exercícios tem baixo impacto e poucas repetições, dessa forma desgastam menos as articulações e fornecem um resultado excepcional. Por se tratar de um exercício de baixo impacto, pode ser praticado por qualquer pessoa, desde obesos até idosos.

Quais os benefícios do Pilates?

  • Combate o Stress – Com exercícios calmos e de concentração, o praticante ganha mais consciência do próprio corpo e conhece melhor os seus limites.
  • Melhora a respiração – Como os exercícios são ritmados pela respiração, o aluno aprende a controlar sua respiração, melhorando sua qualidade de vida.
  • Corrige a postura – Durante uma aula de Pilates, o professor fica atento a postura que o aluno realiza cada exercício e o corrige quando necessário. Dessa forma, dores lombares podem ser reduzidas.
  • Melhora a flexibilidade e equilíbrio – Os alunos ganham consciência corporal e trabalham exercícios com bola que melhoram o equilíbrio e também exercícios de alongamento que melhoram a flexibilidade.

 

Yoga

O Yoga surgiu na Índia e tem como objetivo silenciar a mente. A prática foi muito influenciada pelo Budismo e pelo Hinduísmo na sua concepção. A prática de yoga varia dependendo da vertente que ela segue, algumas são mais voltadas ao fortalecimento das faculdades mentais e outras ao autoconhecimento e amor próprio.

A prática do Yoga busca levar para o dia a dia dos praticantes o autoconhecimento adquirido durante as aulas. Por isso, o Yoga auxilia a emagrecer não pelas calorias perdidas durante as aulas, mas sim devido ao autocontrole que seu praticantes adquirem. Dessa forma eles evitam a ansiedade e não comem em demasiado quando não há necessidade.

Quais os benefícios do Yoga?

  • Alivia doenças respiratórias – Por estar extremamente focada na respiração, a prática dos exercícios de Yoga auxilia a fortalecer o sistema respiratório e diminuir doenças.
  • Melhora da coordenação motora – Através da repetição dos exercícios é possível obter melhorias na coordenação motora.
  • Benefícios espirituais – Com a prática é possível compreender que todas as coisas acontecem por um motivo, e é possível viver bem com isso.
  • Tanto o Yoga quanto o Pilates são ótimos exercícios para quem procura movimentar o corpo. Para quem quer fugir da rotina agitada das grandes cidades, o Pilates pode aliar a prática de um exercício físico com a tranquilidade, trazendo benefícios para o corpo e para a mente.

 

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