Pilates emagrece?

A prática de Pilates tem crescido constantemente e muito disso se deve aos diversos benefícios que esta atividade proporciona aos seus praticantes. Em contrapartida, há um grande número de pessoas que pretende emagrecer e acabam ficando com dúvidas a respeito da prática do Pilates para tal finalidade.

Afinal, o Pilates ajuda a emagrecer? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba se o Pilates realmente ajuda na perda de peso.

O Pilates

Criado por Joseph Pilates, o Pilates é uma atividade física de baixo impacto que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, gestantes e até mesmo em casos de reabilitação.

Seja no solo ou com o auxílio de aparelhos, o Pilates promove diversos benefícios para seus adeptos. Dentre eles pode-se destacar:

  • Aumento da flexibilidade;
  • Tonificação dos músculos;
  • Melhora da postura;
  • Ameniza dores;
  • Ajuda na respiração;
  • Auxilia na reabilitação pós-cirúrgica, entre outros.

Mas além dos diversos benefícios, o Pilates pode ajudar quem pretende emagrecer? É o que veremos a seguir.

Afinal, Pilates emagrece?

Assim como qualquer atividade física o Pilates auxilia na queima de gordura, sendo ideal para quem deseja tonificar a musculatura e deixar o corpo mais definido. Por focar em exercícios de resistência, a prática de Pilates promove a tonificação muscular, provocando a queima de calorias, já que o músculo gasta uma grande quantidade de energia.

Os exercícios de Pilates trabalham intensamente a musculatura abdominal, pernas e braços. Com isso é possível conquistar um corpo definido e sem gorduras localizadas. Além disso, dependendo dos exercícios praticados, o aluno pode a perder de 200 a 400 calorias em 1 hora.

No entanto, vale destacar que o Pilates é uma atividade que visa tonificar e desenvolver a musculatura do corpo, sendo assim, ele pode auxiliar na perda de peso, porém quem deseja emagrecer mais rapidamente, deve combinar a prática com uma dieta balanceada e atividades aeróbicas, como caminhadas, natação, entre outras.

Em quanto tempo posso emagrecer com o Pilates?

Segundo um artigo científico publicado em 2011, a prática de exercícios de resistência, como o Pilates, por exemplo, durante o período de aproximadamente 8 semanas é capaz de reduzir 13% da gordura do fígado.

Por mais que este percentual não reflita diretamente na balança, é possível ressaltar que a prática regular de atividades físicas como o Pilates auxilia no emagrecimento pois ele acelera o metabolismo e proporciona a formação de músculos. Desta forma, existe o gasto de calorias mesmo estando parado.

Os resultados costumam ser notados a partir do primeiro mês de aula e pode variar de pessoa para pessoa e conforme a frequência e intensidade dos exercícios.

Vale destacar que mesmo o Pilates não sendo uma atividade focada exclusivamente no emagrecimento, ele auxilia os praticantes no preparo para a prática de outras atividades. Desta forma, é possível conquistar maior flexibilidade nas articulações, alinhamento de postura, melhoras na respiração e até mesmo prevenir lesões durante a prática de outros exercícios.

Agora você já sabe, se quiser emagrecer praticando uma atividade diferenciada que proporciona diversos outros benefícios para a saúde e bem-estar, vale a pena apostar no Pilates.

Gostou das dicas? Confira mais dicas sobre Pilates em nosso site.

Deixe seu comentário

2 comentários em “Pilates emagrece?

  • 26/05/2017 a 11:13
    Permalink

    Amei o artigo, ganhou mais um leitor desde portal de grande conteudo, espero que continue a eleborar sempre sempre coisa de qualidade como vc vem fazendo, obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais