Pilates para perder peso funciona?
Muitas pessoas se perguntam se Pilates para perder peso realmente é uma boa ideia. Essa dúvida surge porque é comum que exista uma falta de entendimento sobre o que é a atividade e como ela impacta no corpo de forma geral.
Por isso, hoje separamos algumas informações importantes a respeito do Pilates e sua relação com a perda de peso de forma geral. Vamos entender como a prática pode ajudar a acabar com a obesidade e se existem outros fatores que devem ser aliados dela nesse processo. Confira abaixo!
Pure Pilates
Pilates para perder peso? Mito ou verdade?
Primeiro, vamos deixar claro que o Pilates para perder peso não é um mito. Você pode – e geralmente acontece – perder alguns quilos apenas frequentando as aulas de Pilates. A diferença é que essa é uma atividade menos intensa no sentido aeróbico – mas não menos intensa de forma geral.
Aos poucos, o seu corpo vai se modificando e criando massa magra, que é responsável também por aumentar a taxa de metabolismo basal, fazendo com que o corpo gaste mais calorias e haja, então, a perda de peso.
Por isso, derrube esse mito. É possível sim perder peso com o Pilates!
Mas quanto de peso eu vou perder?
Agora, vamos entender um pouco sobre o mecanismo do Pilates na perda de peso. Talvez, na balança, demore um pouco mais para você sentir que está emagrecendo. Isso acontece porque o seu corpo está ganhando massa muscular ao mesmo tempo em que perde gordura.
Como essa massa é mais pesada, pode ser que a balança não reflita de imediato as mudanças que estão acontecendo no seu corpo. Mas, calma, elas estão ali e você vai sentir a diferença quando vestir uma roupa que antes não servia, por exemplo.
Além disso, a massa magra te mantém mais saudável e, mesmo que não houvesse perda de peso, você será uma pessoa infinitamente mais saudável do que aquelas que se mantém sedentárias.
Em relação à quantidade peso perdido, ela varia de acordo com os seus hábitos gerais. Vamos dar algumas dicas abaixo:
1- Procure se alimentar bem: Se você quer perder peso, se alimente bem e coma comidas mais saudáveis. Isso vai te ajudar a conseguir chegar no seu objetivo mais facilmente. A dica é trocar alimentos industrializados por aqueles mais naturais, como arroz, feijão, carnes. Tente também cozinhar mais.
2- Faça outro exercício em conjunto: Embora o Pilates dê resultados sozinho, é interessante fazer alguma atividade em conjunto. Uma boa dica é caminhar até o studio ou subir as escadas ao invés de pegar o elevador. Qualquer exercício a mais vai te ajudar a acelerar o processo de perda de peso. Mas cuidado, não force demais! Comece aos poucos!
3- Procure ajuda: Se você não estiver perdendo peso mesmo fazendo Pilates e outros exercícios, é hora de procurar um médico para que ele possa te avaliar corretamente. Veja o que está acontecendo e como você mudar isso. Às vezes há um problema maior, como os hormonais.
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos.