Pilates solo ou em aparelhos?

O método pilates é conhecido pelo uso de aparelhos desenvolvidos por seu criador, Joseph Pilates, para fortalecer o corpo e aumentar a sua resistência e desempenho. Mas a verdade é que não somente de aparelhos vive o pilates, o método pode ser praticado utilizando apenas o peso do corpo do aluno no pilates solo, também conhecido como “Mat Pilates”. Aí você se pergunta: para quem é indicada cada modalidade do pilates? Na verdade, a prática do pilates costuma trazer um resultado mais expressivo quando as duas modalidades são combinadas.  Porém, vale frisar que elas são diferentes, sim, e que cada modalidade tem suas particularidades. Conheça agora as principais diferenças entre pilates solo e pilates com aparelhos para três tipos de objetivos diferentes.

Sou iniciante, qual modalidade devo escolher?

Pilates com aparelhos: Para quem é iniciante e não tem nenhuma experiência com o pilates a modalidade com aparelhos é a mais indicada por ter um maior auxílio. Como geralmente as turmas de pilates em aparelhos possuem em média até três alunos, a assistência dos professores acaba sendo maior do que na modalidade solo onde há uma sala cheia de pessoas e um único professor.

Pilates solo: Apesar da atenção do professor ser distribuída entre uma sala cheia, o pilates solo possui aula avançadas, intermediárias e básicas que podem se encaixar conforme a necessidade de cada um.

Tenho lesões e quero praticar pilates

Pilates com aparelhos: Assim como um iniciante, pessoas com lesões prévias se beneficiam de uma maior atenção do professor para fazer os movimentos com mais precisão. Além disso, na modalidade com aparelhos é possível controlar a amplitude do movimento e a tensão aplicada em áreas lesionadas.

Pilates solo: Em uma sala cheia de alunos é preciso conhecer bem seu corpo e seus movimentos para não depender da correção do professor, se você possui alguma lesão prévia e quer praticar pilates solo é importante que já tenha uma boa experiência com a modalidade no aparelho antes de migrar para o solo.

Gosto de desafios

Pilates com aparelhos: Os aparelhos criados por Joseph Pilates foram desenvolvidos a partir da utilização de molas que auxiliam na execução dos movimentos de duas formas: ou elas diminuem o esforço e ajudam a carregar parte do peso ou elas aumentam a resistência e exigem um esforço maior de quem executa o movimento. Para quem busca a superação utilizar a mola como resistência é verdadeiro desafio.

Pilates solo: Como no solo não há uso de molas para diminuir o peso na hora do movimento, o pilates solo exige sempre um esforço a mais de quem o pratica. Apesar de não ter aparelhos, além do corpo o pilates solo também utiliza acessórios como bola, elásticos, etc.

Quero aumentar minha força muscular

Pilates com aparelhos: A vantagem, que os aparelhos oferecem, de poder aumentar ou diminuir o esforço em cada exercício também servem para quem deseja aumentar a força muscular, para alunos mais avançados o aumento da resistência da mola pode gerar um resultado de força muito significativo.

Pilates solo: Por ser uma modalidade mais agressiva, que exige mais esforço do aluno, o pilates solo costuma trazer resultados mais rápidos para quem busca o aumento da força muscular.

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais