Dia do Fisioterapeuta: entenda as atribuições deste profissional

Dia do Fisioterapeuta: entenda as atribuições deste profissional
Avalie este post

A celebração do Dia Nacional do Fisioterapeuta já ocorre no dia 13 de outubro há bastante tempo, mas foi apenas em janeiro de 2015 que foi oficialmente estabelecida a data comemorativa. É um dia dedicado à valorização deste profissional tão importante em diversas áreas da saúde, seja no tratamento ou na prevenção de lesões e patologias. Por isso nós preparamos este post como forma de homenagem, mas também de esclarecimento sobre a função do fisioterpeuta. Confira abaixo:

O que faz um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta é o profissional indicado sempre que sofremos uma lesão, estamos com algum problema muscular ou queremos prevenir ambos. É provável que você já tenha sido encaminhado à fisioterapia por conta desses fatores. Nesse caso é o médico, geralmente ortopedista, quem encaminha o paciente a este profissional para complementar a ação dos medicamentos e ajudar na recuperação. Porém, apesar de ser comum achar que essa profissão se resume a parte motora, ela vai muito além. O fisioterapeuta pode se dividir nas seguintes áreas:

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates
  • Saúde preventiva: exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento;
  • Fisioterapia do trabalho: prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas;
  • Fisioterapeuta desportivo: profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas;
  • Fisioterapeuta atuando em indústrias e fábricas de equipamentos: desenvolve novos equipamentos para serem usados na fisioterapia clínica;
  • Fisioterapia Neurológica: cuida de pacientes com distúrbio neurológico;
  • Ortopedia e traumatologia: atende pacientes com fraturas, traumas ou luxações;
  • Fisioterapia Cardiorrespiratória: cuida de pacientes com doenças cardíacas ou respiratórias.

Todo fisioterapeuta deve ter formação acadêmica em cursos superiores reconhecidos pelo MEC e registrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), já que a profissão de fisioterapeuta é regulamentada desde 1969 no Brasil. Dependendo da área de atuação o fisioterapeuta possui especializações e cursos para desenvolver melhor o seu papel.

Entre as atividades inerentes à profissão estão o diagnóstico fisioterapêutico: análise dos exames e laudos do paciente e avaliação física para identificar o estado de saúde, identificando lesões, desvios, dificuldades motoras e dores. Depois o fisioterapeuta inicia o tratamento, que pode incluir a aplicação de massagens, exercícios físicos, tratamento a base de frio e calor e exercícios na água.

Dependendo do caso o fisioterapeuta ensina o paciente a fazer os exercícios em casa, para que o tratamento faça mais efeito. Regularmente ele faz uma reavaliação do paciente para verificar progressos e alterações no tratamento.

O fisioterapeuta no pilates

O pilates é uma das atividades em que o fisioterapeuta pode atuar já que possui os conhecimentos necessários. Porém, ele precisa se capacitar por meio de cursos específicos do método antes de começar a dar as aulas. No Pilates a função do fisioterapeuta é a educação e reeducação do movimento corporal por meio de exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde físico funcional.

Agora que você já entende mais sobre essa profissão, que tal parabenizar o seu fisioterapeuta pelo dia de hoje?

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais