Sexta-feira Santa, conheça as melhores proteínas vegetais

Sexta-feira Santa, conheça as melhores proteínas vegetais
5 (100%) 7 votes

Esta semana comemoramos o feriado da Paixão de Cristo, apesar de ser uma data comemorativa com origem no catolicismo, muitas pessoas seguem as condutas ligadas à este feriado, mais conhecido como Sexta-feira Santa, antecedendo o domingo de páscoa. De maneira geral estas datas se tornaram parte da nossa cultura e de muitas outras, é um feriado nacional comemorado em muitos países ocidentais. O hábito de não comer carne nesta data é bastante seguido por muitas pessoas, fiéis ou não, este ato deixou de ser uma forma de agradecimento aos dizeres bíblicos em que Jesus se sacrificou por nós e passou a se tornar um ato reproduzido pela sua perpetuação.

Independente de crenças religiosas ou não, diminuir o consumo de carne faz bem à saúde, veja bem, você não precisa parar totalmente de consumi-la, mas é interessante repensar nos hábitos alimentares e se perguntar se consumir carne todos os dias é tão necessário assim, uma vez que as proteínas animais podem possuir grandes índices de gordura saturada e colesterol, prejudiciais à saúde. Se você pratica Pilates ou algum outro exercício físico deve saber que devemos consumir bastante proteínas e sempre que pensamos em proteínas, logo nos vem à mente diferentes tipos de carnes e ovos, por isso hoje iremos lhe mostrar justamente o contrário, alimentos que possuem inclusive muito mais proteínas do que um simples pedaço de carne. Conheça agora as fontes mais ricas de proteínas vegetais para consumir nesta Sexta-feira Santa e aderir no cardápio do dia a dia para uma alimentação mais rica, saudável e balanceada.

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

O que são proteínas

As proteínas nada mais são do que uma combinação de aminoácidos onde cada um tem um papel específico no nosso corpo, desde ajudar no metabolismo até desenvolver músculos. O nosso corpo não produz nove tipos de aminoácidos, e estes devem ser supridos na nossa alimentação, as carnes possuem esses nove aminoácidos, nem todas as proteínas vegetais possuem os nove aminoácidos necessários, por isso é sempre bom saber o que exatamente estamos comendo, levando isso em conta preparamos uma lista de proteínas vegetais que irão lhe oferecer os nove aminoácidos necessários no organismo, sozinhas ou combinadas entre si, veja a seguir:

 

Grão-de-Bico

Possui uma fonte de proteína muito completa, em uma xícara, cerca de 100 gramas, o grão oferece 8,8 gramas de proteína e todos os aminoácidos que o nosso organismo precisa. O grão-de-bico é um ótimo alimento para quem quer perder peso, pois possui baixas calorias e também é rico em fibras. É um alimento muito versátil, pode ser comido refogado com legumes, em pasta conhecido como humus, sopas, acrescentar em saladas etc.

 

Cogumelos

Os cogumelos possuem  duas vezes mais proteína do que os outros vegetais, todos os tipos de cogumelos comestíveis possuem os mesmos benefícios, são alimentos de baixo valor calórico e alto valor protéico, contendo polissacarídeos que são compostos poderosos na construção da imunidade.

 

Tofu

Tofu é um derivado da soja muito rico em proteína, em 100 gramas de tofu, 8,2 gramas são de proteína, ele possui também todos os aminoácidos necessários no nosso organismo. O tofu pode vir na versão firme ou soft, o primeiro é ideal para servir grelhado, o segundo é bom para receitas mais cremosas.

 

Lentilha

Em 100 gramas de lentilha, 9 gramas são de proteína completa, com todos os aminoácidos necessários para o organismo. Também é bastante rica em fibras, mantendo a saciedade por mais tempo, sendo um forte aliado para quem quer perder peso. Que tal inovar na receita e experimentar um hambúrguer de ervilha?

 

Folhas verdes escuras

Quanto mais escuro for o verde de algum alimento, maior será o teor dos seus nutrientes, por isso espinafre, couve, brócolis entre outros, estão sempre associados à dieta vegetariana. Com altos teores de proteína estes vegetais também são fontes de todos os aminoácidos necessários para o nosso organismo (porém em menores quantidades), o ideal é combinar estes vegetais com algum tipo de grão ou semente para conseguir uma boa quantidade de aminoácidos.

 

Aveia

Muito presente no café da manhã, geralmente acompanhada de frutas a aveia é rica em proteína, a cada 100 gramas possui 13,9 gramas de proteína, oferecendo também todos os aminoácidos. A aveia crua em flocos melhora a digestão e ajuda a reduzir a o colesterol ruim entre outros benefícios, pode ser consumida também em saladas, farofas e panquecas.

 

Gostou das dicas? Aproveite esta data e cuide melhor da sua alimentação de agora em diante, não esqueça de praticar exercícios! Se ainda não pratica Pilates você pode agendar uma aula experimental gratuita, clique – aqui – para saber mais e bom feriado!

 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais