Benefícios MENTAIS do Pilates!

Benefícios MENTAIS do Pilates!
Avalie este post

O Pilates tem sido procurado por muitas pessoas para melhorar a saúde e o condicionamento físico, seja por indicação médica, seja por estética. Porém, existe uma parcela de alunos que é atraída por outro motivo: os benefícios mentais do Pilates.

É inegável que todo exercício físico faz bem para a saúde da mente à medida em que produz hormônios do bem-estar, como a serotonina, e dá um chega pra lá no sedentarismo. No caso do Pilates, a mente é beneficiada por todos esses motivos, mas também pelos princípios e técnicas utilizadas. Quer ver? Confira:

3 benefícios mentais do Pilates

1. Aumenta a concentração

Durante as aulas de PIlates o aluno precisa estar bastante concentrado na realização do exercício para conseguir resultados satisfatórios. Sem falar que o método busca o treinamento conjunto da mente com o corpo, sendo que a mente deve sempre orientar o corpo. Dessa forma, o aluno tende a desenvolver foco naquilo que está fazendo no momento, deixando as preocupações do dia a dia de lado.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

A concentração é um dos seis princípios do Pilates e extremamente importante para quem busca a prática. A medida em que os exercícios mudam ou evoluem, o aluno precisa lidar com esse novo desafio e ter a mente sempre concentrada, fazendo com que ele progrida de modo a obter foco em todas as áreas da vida.

2. Promove a consciência corporal

Quantos alunos já se machucaram em outras atividades por não terem consciência do que estavam fazendo e nem orientação correta? Como falamos anteriormente, a mente deve controlar os movimentos corporais durante a prática do Pilates. Dessa forma, o aluno entende suas limitações e que não é problema respeitar isso porque a evolução e os resultados vão surgir com o tempo.

Além disso, quem praticava outros exercícios, como a musculação, poderia pensar que não havia mais para onde evoluir. O Pilates traz a percepção de que se pode ir além e de ver as mudanças acontecendo com a consciência corporal, o que também exerce influência em outros aspectos da vida. Ganha-se autoestima e desejo de ser cada vez melhor.

3. Combate e previne estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade são dos grandes males vividos hoje pela população. Quem vive estressado ou ansioso acaba liberando hormônios que podem causar tensões musculares. No Pilates trabalha-se para diminuir esses sintomas, mas também para preveni-los.

No Pilates não há desgaste físico ou monotonia e as aulas ajudam a liberar os hormônios que trazem bem-estar. Além disso, trabalha-se muito a respiração e já é comprovado cientificamente que ela ajuda a manter a calma. Outro motivo para deixar o estresse de lado é que a concentração exigida tira da cabeça do aluno os problemas externos.

Ficou encantado com os benefícios mentais do Pilates? Então se aprofunde mais e conheça a história do surgimento do método!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais