Crianças podem fazer Pilates? Dicas para levar seu pequeno para a aula!

Crianças podem fazer Pilates? Dicas para levar seu pequeno para a aula!
5 (100%) 1 vote

Uma dúvida comum para os pais em nossos Studios é se crianças podem fazer Pilates. Como sabemos, o exercício para os pequenos é bastante indicado, especialmente nos tempos modernos, onde o sedentarismo está cada vez mais comum.

Mas, será que uma atividade intensa como o Pilates é a melhor opção para eles? Será que é possível levá-los ao studio? Confira mais abaixo a resposta!

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Afinal, crianças podem fazer Pilates?

 

Vamos responder de uma forma bem direta: sim, crianças podem fazer Pilates. Porém, existe uma idade adequada para começar os exercícios, assim como também é importante verificar a intensidade desse exercício. Vamos entender melhor:

 

  • O Pilates é indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade. Antes disso, é válido lembrar que nenhum exercício é necessário, assim como também não é indicado. A primeira infância é uma fase onde ainda há muitas fragilidades no corpo de uma criança e elas precisam ser superadas antes da prática de atividades guiadas.

 

  • A intensidade do exercício de Pilates obviamente é muito diferente para uma criança. Por isso, o instrutor deve ter experiência com o Pilates Kids e saber exatamente o que está fazendo. Forçar os músculos de uma criança é desnecessário e perigoso.

 

Dito isso, vale lembrar que fazer Pilates em casa não é muito recomendado. A dica é sempre ter a ajuda de um profissional e evitar reproduzir os seus exercícios em uma criança.

Vantagens de crianças fazerem Pilates!

 

Como falamos mais acima, crianças podem fazer Pilates, desde que com cuidado e orientação. Porém, o exercício é desnecessário? Ele traz benefícios? Sim! Embora exija muitos cuidados, o Pilates é muito bom para que os pequenos tenham uma série de vantagens ao praticá-lo. Vamos citar algumas:

 

  • O Pilates na medida certa não força os músculos

 

A prática do Pilates utiliza o peso do seu próprio corpo para gerar músculos e resistência. Isso significa que os exercícios menos intensos não forçam, de maneira nenhuma, os músculos de uma criança, que é mais leve que um adulto.

Logo, fazer Pilates é muito mais indicado do que musculação, por exemplo.

 

  • A postura é corrigida conforme a criança cresce

Leitura Recomendada:

 

Antes de continuar sua leitura, separamos um material incrível com os 7 benefícios do Pilates. Você sabe quais são? Confira nesse e-book totalmente gratuito!


Essa é uma vantagem indiscutível: conforme as crianças crescem, a postura delas pode piorar ou melhorar, dependendo do quanto elas se movimentam. Por isso, é muito interessante que haja um estímulo de alongamento e de postura, ao menos duas vezes por semana.

No caso do Pilates, o mesmo que ocorre com adultos, pode ocorrer com crianças: correção da má postura, diminuição de possíveis dores e um crescimento dos ossos corretamente. O Pilates pode evitar muitos problemas no futuro!

 

  • Existe maior consciência corporal e diminuição da ansiedade

 

Ao crescer, as crianças podem apresentar problemas de autoestima, ansiedade e falta de consciência corporal. Se esse crescimento é feito com a ajuda de um exercício poderoso como o Pilates, as chances dele ser positivo é gigantesca.

 

Por esses motivos, crianças podem fazer Pilates, desde que haja um respeito com suas limitações e que o exercício se torne uma verdadeira brincadeira para elas!

Que tal agendar uma aula experimental na Pure Pilates e perguntar sobre a possibilidade de levar seu filho na unidade escolhida?

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais