Crianças podem fazer Pilates? Dicas para levar seu pequeno para a aula!

Crianças podem fazer Pilates? Dicas para levar seu pequeno para a aula!
Avalie este post

Uma dúvida comum para os pais em nossos Studios é se crianças podem fazer Pilates. Como sabemos, o exercício para os pequenos é bastante indicado, especialmente nos tempos modernos, onde o sedentarismo está cada vez mais comum.

Mas, será que uma atividade intensa como o Pilates é a melhor opção para eles? Será que é possível levá-los ao studio? Confira mais abaixo a resposta!

 

Afinal, crianças podem fazer Pilates?

 

Vamos responder de uma forma bem direta: sim, crianças podem fazer Pilates. Porém, existe uma idade adequada para começar os exercícios, assim como também é importante verificar a intensidade desse exercício. Vamos entender melhor:

 

  • O Pilates é indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade. Antes disso, é válido lembrar que nenhum exercício é necessário, assim como também não é indicado. A primeira infância é uma fase onde ainda há muitas fragilidades no corpo de uma criança e elas precisam ser superadas antes da prática de atividades guiadas.

 

  • A intensidade do exercício de Pilates obviamente é muito diferente para uma criança. Por isso, o instrutor deve ter experiência com o Pilates Kids e saber exatamente o que está fazendo. Forçar os músculos de uma criança é desnecessário e perigoso.

 

Dito isso, vale lembrar que fazer Pilates em casa não é muito recomendado. A dica é sempre ter a ajuda de um profissional e evitar reproduzir os seus exercícios em uma criança.

Vantagens de crianças fazerem Pilates!

 

Como falamos mais acima, crianças podem fazer Pilates, desde que com cuidado e orientação. Porém, o exercício é desnecessário? Ele traz benefícios? Sim! Embora exija muitos cuidados, o Pilates é muito bom para que os pequenos tenham uma série de vantagens ao praticá-lo. Vamos citar algumas:

 

  • O Pilates na medida certa não força os músculos

 

A prática do Pilates utiliza o peso do seu próprio corpo para gerar músculos e resistência. Isso significa que os exercícios menos intensos não forçam, de maneira nenhuma, os músculos de uma criança, que é mais leve que um adulto.

Logo, fazer Pilates é muito mais indicado do que musculação, por exemplo.

 

  • A postura é corrigida conforme a criança cresce

Leitura Recomendada:

 

Antes de continuar sua leitura, separamos um material incrível com os 7 benefícios do Pilates. Você sabe quais são? Confira nesse e-book totalmente gratuito!


Essa é uma vantagem indiscutível: conforme as crianças crescem, a postura delas pode piorar ou melhorar, dependendo do quanto elas se movimentam. Por isso, é muito interessante que haja um estímulo de alongamento e de postura, ao menos duas vezes por semana.

No caso do Pilates, o mesmo que ocorre com adultos, pode ocorrer com crianças: correção da má postura, diminuição de possíveis dores e um crescimento dos ossos corretamente. O Pilates pode evitar muitos problemas no futuro!

 

  • Existe maior consciência corporal e diminuição da ansiedade

 

Ao crescer, as crianças podem apresentar problemas de autoestima, ansiedade e falta de consciência corporal. Se esse crescimento é feito com a ajuda de um exercício poderoso como o Pilates, as chances dele ser positivo é gigantesca.

 

Por esses motivos, crianças podem fazer Pilates, desde que haja um respeito com suas limitações e que o exercício se torne uma verdadeira brincadeira para elas!

Que tal agendar uma aula experimental na Pure Pilates e perguntar sobre a possibilidade de levar seu filho na unidade escolhida?

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais