Cuidados essenciais com a saúde no verão

Estamos chegando em uma das épocas do ano mais feliz, além das festas de natal e ano novo a grande maioria das pessoas entra em recesso do trabalho e consegue aproveitar alguns dias de descanso e lazer. Mas quem vai aproveitar por aqui, precisa estar atento aos cuidados que o verão exige. E é sobre isso que vamos falar no texto de hoje.

Cuidado com o sol

Todos sabemos o quanto a Vitamina D é importante para nosso organismo e tomar sol na quantidade e horários corretos garantem que nosso corpo a produza naturalmente. No entanto, é preciso lembrar que o sol em excesso também pode trazer prejuízos a nossa saúde, como insolação, queimaduras e a longo prazo até mesmo o câncer de pele. Por isso não esqueça de passar e reaplicar constantemente o protetor solar. E não estamos falando apenas para quem frequenta a praia, sempre que você sair de casa durante o verão (e até mesmo no inverno) o protetor se faz necessário.

Hidrate-se

Já falamos em outros textos a importância da água para nosso organismo afinal, ela permite que ele trabalhe melhor em todos os sentidos. Na estação mais quente do ano a água se faz ainda mais necessária, pois o calor aumenta o risco de desidratação. A água de coco e sucos de fruta também são ótimas pedidas, além de saborosos e nutritivos eles também refrescam e dão mais energia. Por isso não esqueça de ter sempre à mão uma garrafinha com líquidos, de preferência refrigerada.

Cuidado com os excessos

Durante as férias temos a tendência de sair da rotina e abusar um pouco mais dos maus hábitos que geralmente tomamos cuidado. Estamos falando de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas, entre outros. Acontece que esses pequenos deslizes aliados às altas temperaturas podem fazer muito mal para seu organismo e acabar prejudicando seus dias de descanso.  Opte por comidas mais leves e frescas; use a teoria da compensação, se for comer uma carne pesada não misture com frituras ou massas, se almoçou uma grande porção coma menos na hora de jantar. Com relação às bebidas alcoólicas, lembre-se sempre de alternar com copos de água, isso garante que você não desidrate e que não tenha aquela ressaca no dia seguinte.

Movimente-se

O calor em geral acaba deixando o nosso metabolismo mais lento e é por isso que sentimos tanto os excessos acima citados, mas você pode ajudar seu organismo a funcionar melhor praticando atividades físicas. Já falamos nesse texto sobre como você pode manter alguma rotina de exercícios durante as férias. Saiba que eles são essenciais para o seu bem estar no verão, mas não esqueça:  se for praticar ao ar livre prefira os horários onde o sol não está tão forte como, antes das 9h da manhã e depois das 16h da tarde. Seguindo essas dicas temos certeza de que o seu verão e as suas férias vão ser ainda melhores!

E você, tem algum cuidado especial no verão que quer compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais