Ovo o melhor alimento pra quem faz dieta

Por muitos anos o ovo foi o vilão de uma alimentação saudável. Hoje sabe-se que tudo não passou de um mal entendido. Como ele possui bastante colesterol na gema e antigamente todas as gorduras eram tidas como maléficas para a saúde, ele acabou sendo evitado por quem tinha problemas com o alto colesterol e até por quem não tinha.

A boa notícia para os adoradores do ovo é que esse mito está cada vez mais sendo deixado para trás. Além de poder comer sem culpa, quem faz dieta para emagrecer ou para ter um estilo de vida saudável, pode lançar mão de várias formas de preparo. Quer saber como os ovos podem contribuir com a sua dieta? Continue a leitura!

Por que o ovo é indispensável na dieta?

Antes de mais nada é preciso entender que o colesterol é importante para o funcionamento do nosso organismo. Parte dele, em torno de 70%, é produzido pelo nosso corpo, enquanto que cerca de 30% vem da alimentação.

Ingerir alimentos fontes de colesterol, como o ovo, não significa aumento do colesterol sanguíneo e riscos de doenças do coração. Isso só acontece com o consumo excessivo de gordura saturada, gordura trans e açúcar, além de outros fatores como genética, sedentarismo, obesidade, tabagismo etc. Portanto, ingerir pequenas quantidades de colesterol através da alimentação complementa a demanda diária dessa gordura no nosso organismo.

O ovo contém vitaminas A, D, E, K, B1, B3 e B12. É fonte de cálcio, ferro, zinco e manganês. Nessa proteína também pode-se encontrar a colina, que ajuda a ativar a memória e prevenir doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Afinal, o ovo emagrece?

Como você pode ver, o ovo traz inúmeros benefícios para a saúde e, um organismo em equilíbrio, tende a perder peso com mais facilidade. Além disso, se consumido da forma correta, o ovo pode ajudar na perda de peso sim.

É que ele contém poucas calorias, se comparado a outras fontes de proteína animal, podendo substituir a carne de vaca ou frango em uma refeição. A forma de preparo, nesse caso, conta muito. No caso dos ovos fritos, opte por óleos mais saudáveis como o azeite de oliva e o óleo de coco, ou pela manteiga. Ao fazer omeletes e ovos mexidos tome cuidado com os acompanhamentos e diminua o consumo de sal no tempero do prato.

Ovos são ricos em proteínas, indispensáveis para a criação de músculos, que por sua vez são essenciais para queimar gordura abdominal. Sem falar que um corpo com maior porcentagem de massa magra queima mais calorias até mesmo em repouso.

O ovo também tem alto nível de saciedade, o que é ótimo para quem faz dieta de emagrecimento e sofre com a compulsão alimentar. Experimente trocar o pão do café da manhã por um prato com ovos ou até mesmo o café da tarde.

Formas de preparar ovos

A quantidade de ovos que deve ser consumida varia de pessoa para pessoa. A maioria dos indivíduos saudáveis pode consumir até sete ovos por semana sem que isso aumente os riscos de doenças do coração. Use a sua criatividade e os ingredientes corretos para preparar ovos saborosos e saudáveis!

Além de incluir os ovos na sua alimentação, opte por uma atividade física para ajudar a emagrecer e se manter saudável. O Pilates é uma ótima forma de trabalhar a musculatura, principalmente a abdominal, e modelar o corpo.

Agora conte pra gente: de que forma você prefere comer ovos? Você tem alguma dica especial para quem é fã dessa proteína? Deixe uma mensagem no campo de comentários abaixo!

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais