Pilates emagrece?
A prática de Pilates tem crescido constantemente e muito disso se deve aos diversos benefícios que esta atividade proporciona aos seus praticantes. Em contrapartida, há um grande número de pessoas que pretende emagrecer e acabam ficando com dúvidas a respeito da prática do Pilates para tal finalidade.
Afinal, o Pilates ajuda a emagrecer? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba se o Pilates realmente ajuda na perda de peso.
O Pilates
Criado por Joseph Pilates, o Pilates é uma atividade física de baixo impacto que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, gestantes e até mesmo em casos de reabilitação.
Pure Pilates
Seja no solo ou com o auxílio de aparelhos, o Pilates promove diversos benefícios para seus adeptos. Dentre eles pode-se destacar:
- Aumento da flexibilidade;
- Tonificação dos músculos;
- Melhora da postura;
- Ameniza dores;
- Ajuda na respiração;
- Auxilia na reabilitação pós-cirúrgica, entre outros.
Mas além dos diversos benefícios, o Pilates pode ajudar quem pretende emagrecer? É o que veremos a seguir.
Afinal, Pilates emagrece?
Assim como qualquer atividade física o Pilates auxilia na queima de gordura, sendo ideal para quem deseja tonificar a musculatura e deixar o corpo mais definido. Por focar em exercícios de resistência, a prática de Pilates promove a tonificação muscular, provocando a queima de calorias, já que o músculo gasta uma grande quantidade de energia.
Os exercícios de Pilates trabalham intensamente a musculatura abdominal, pernas e braços. Com isso é possível conquistar um corpo definido e sem gorduras localizadas. Além disso, dependendo dos exercícios praticados, o aluno pode a perder de 200 a 400 calorias em 1 hora.
No entanto, vale destacar que o Pilates é uma atividade que visa tonificar e desenvolver a musculatura do corpo, sendo assim, ele pode auxiliar na perda de peso, porém quem deseja emagrecer mais rapidamente, deve combinar a prática com uma dieta balanceada e atividades aeróbicas, como caminhadas, natação, entre outras.
Em quanto tempo posso emagrecer com o Pilates?
Segundo um artigo científico publicado em 2011, a prática de exercícios de resistência, como o Pilates, por exemplo, durante o período de aproximadamente 8 semanas é capaz de reduzir 13% da gordura do fígado.
Por mais que este percentual não reflita diretamente na balança, é possível ressaltar que a prática regular de atividades físicas como o Pilates auxilia no emagrecimento pois ele acelera o metabolismo e proporciona a formação de músculos. Desta forma, existe o gasto de calorias mesmo estando parado.
Os resultados costumam ser notados a partir do primeiro mês de aula e pode variar de pessoa para pessoa e conforme a frequência e intensidade dos exercícios.
Vale destacar que mesmo o Pilates não sendo uma atividade focada exclusivamente no emagrecimento, ele auxilia os praticantes no preparo para a prática de outras atividades. Desta forma, é possível conquistar maior flexibilidade nas articulações, alinhamento de postura, melhoras na respiração e até mesmo prevenir lesões durante a prática de outros exercícios.
Agora você já sabe, se quiser emagrecer praticando uma atividade diferenciada que proporciona diversos outros benefícios para a saúde e bem-estar, vale a pena apostar no Pilates.
Gostou das dicas? Confira mais dicas sobre Pilates em nosso site.
Amei o artigo, ganhou mais um leitor desde portal de grande conteudo, espero que continue a eleborar sempre sempre coisa de qualidade como vc vem fazendo, obrigado.
Muito Obrigado 😀
Parabéns pelo artigo e pelas dicas, adorei. Você é simplesmente sensacional!