Pilates ou yoga – Qual é mais indicado e qual a diferença entre eles?
Decidir entre Pilates é yoga é uma das dúvidas mais comuns para quem decide começar um exercício capaz de unir corpo e mente – como é o caso de ambos. Nesse momento, é possível até mesmo acharmos as duas atividades são iguais e que possuem praticamente os mesmos movimentos.
Não é bem assim! O Pilates é bem diferente do yoga, mesmo que eles sejam indicados igualmente, dependendo especialmente dos seus objetivos com eles.
Para acabar com as dúvidas, hoje separamos um resumo bem objetivo sobre o que é o Pilates e o que é o Yoga e quais são as diferenças entre eles na prática. Confira abaixo!
Pure Pilates
Pilates ou yoga – Entenda as diferenças!
Antes de explicarmos qual deles você deve fazer, dependendo dos seus objetivos, temos que falar das suas diferenças básicas. Veja:
- O Pilates é um exercício bem completo no quesito físico, mental e emocional. Porém, ele é um método, muito mais do que uma filosofia de vida. Por esse motivo, dizemos sempre que o Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, desde atletas até quem deseja encontrar a consciência corporal perdida.
- Já o yoga é considerado muito mais um estilo de vida. É uma prática baseada em movimentos corporais visando não só o estético, mas também a sensação de conexão com o mundo.
- O Pilates é feito em aparelhos, na sua forma mais comum. Esses aparelhos aumentam muito a capacidade física do exercício atingir o máximo dos alunos, fazendo com que os resultados sejam evidentes em pouco tempo.
- Já o Yoga tem mais relação apenas com o corpo. Os exercícios usam apenas o peso do próprio aluno como base e costumam ser mais lentos e menos físicos.
As semelhanças entre eles não são à toa: o método Pilates teve parte da sua inspiração no Yoga, embora tenha sido aperfeiçoado para se tornar mais eficaz no quesito físico, ou seja, para ajudar o corpo a criar massa muscular, resistência e equilíbrio.
Qual fazer: Pilates ou Yoga?
Agora, se pudéssemos dar uma dica para nossos alunos seria: façam os dois, pois eles podem ser complementares e, juntos, trazerem muito mais bem-estar. Se não for possível e você tiver que escolher, considere alguns fatores:
- O Pilates é mais indicado para quem quer um exercício completo. Ou seja, para quem não abre mão de resultados físicos mais rápidos e também deseja ter mais saúde mental.
- O yoga pode ser visto como um exercício para quer quer absorver a prática como filosofia de vida. Embora ela traga muitos benefícios corporais, eles podem demorar um pouco mais e os exercícios são menos intensos do que o Pilates.
Ambas as práticas são excelentes e muito recomendadas por médicos e especialistas. Seja qual for a sua escolha, a dica é manter a consistência e não abandonar as aulas!
Se você deseja conhecer mais sobre o Pilates, agende uma aula experimental gratuita! Temos studios espalhados por toda a cidade para que você possa praticar pertinho da sua casa!
Gostou do texto? Compartilhe!