Pilates ou yoga – Qual é mais indicado e qual a diferença entre eles?

Pilates ou yoga – Qual é mais indicado e qual a diferença entre eles?
5 (100%) 1 vote

Decidir entre Pilates é yoga é uma das dúvidas mais comuns para quem decide começar um exercício capaz de unir corpo e mente – como é o caso de ambos. Nesse momento, é possível até mesmo acharmos as duas atividades são iguais e que possuem praticamente os mesmos movimentos.

Não é bem assim! O Pilates é bem diferente do yoga, mesmo que eles sejam indicados igualmente, dependendo especialmente dos seus objetivos com eles.

Para acabar com as dúvidas, hoje separamos um resumo bem objetivo sobre o que é o Pilates e o que é o Yoga e quais são as diferenças entre eles na prática. Confira abaixo!

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

 

Pilates ou yoga – Entenda as diferenças!

 

Antes de explicarmos qual deles você deve fazer, dependendo dos seus objetivos, temos que falar das suas diferenças básicas. Veja:

 

  • O Pilates é um exercício bem completo no quesito físico, mental e emocional. Porém, ele é um método, muito mais do que uma filosofia de vida. Por esse motivo, dizemos sempre que o Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, desde atletas até quem deseja encontrar a consciência corporal perdida.

 

  • Já o yoga é considerado muito mais um estilo de vida. É uma prática baseada em movimentos corporais visando não só o estético, mas também a sensação de conexão com o mundo.

 

  • O Pilates é feito em aparelhos, na sua forma mais comum. Esses aparelhos aumentam muito a capacidade física do exercício atingir o máximo dos alunos, fazendo com que os resultados sejam evidentes em pouco tempo.

 

  • Já o Yoga tem mais relação apenas com o corpo. Os exercícios usam apenas o peso do próprio aluno como base e costumam ser mais lentos e menos físicos.

 

As semelhanças entre eles não são à toa: o método Pilates teve parte da sua inspiração no Yoga, embora tenha sido aperfeiçoado para se tornar mais eficaz no quesito físico, ou seja, para ajudar o corpo a criar massa muscular, resistência e equilíbrio.

 

Qual fazer: Pilates ou Yoga?

 

Agora, se pudéssemos dar uma dica para nossos alunos seria: façam os dois, pois eles podem ser complementares e, juntos, trazerem muito mais bem-estar. Se não for possível e você tiver que escolher, considere alguns fatores:

 

  • O Pilates é mais indicado para quem quer um exercício completo. Ou seja, para quem não abre mão de resultados físicos mais rápidos e também deseja ter mais saúde mental.

 

  • O yoga pode ser visto como um exercício para quer quer absorver a prática como filosofia de vida. Embora ela traga muitos benefícios corporais, eles podem demorar um pouco mais e os exercícios são menos intensos do que o Pilates.

 

Ambas as práticas são excelentes e muito recomendadas por médicos e especialistas. Seja qual for a sua escolha, a dica é manter a consistência e não abandonar as aulas!

Se você deseja conhecer mais sobre o Pilates, agende uma aula experimental gratuita! Temos studios espalhados por toda a cidade para que você possa praticar pertinho da sua casa!

 

Gostou do texto? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais