Pilates para quem tem Lombalgia
Cada vez mais comum em todas as faixas etárias da população as dores na lombar podem ser controladas e minimizadas com a prática do pilates
Pilates: o grande aliado contra a lombalgia
Sabemos que dores na coluna lombar são extremamentes comuns, inclusive, a Organização Mundial da Saúde estima que 80% da população mundial já teve ou terá um dia dores na lombar. Mas você sabia que existe também um estágio mais avançado chamado de lombalgia? Essa é uma condição extremamente delicada e que precisa de tratamento e cuidados ou pode desencadear problemas graves para a saúde de que sofre com este mal.
A boa notícia que é as pessoas que sofrem com a lombalgia possuem um grande e poderoso aliado, o pilates. Isso mesmo, a maioria dos médicos especialistas em problemas de coluna indicam pilates aos seus pacientes e estes por sua vez, reconhecem seus resultados.
Pure Pilates
Dores na lombar
A grande vilã da coluna lombar é a má postura, além disso temos a grande tendência a não fazer alongamentos diários como recomendado , ficar diversas horas na mesma posição (e na maioria das vezes uma incorreta), carregar peso demais,ou ainda, fazer um movimento brusco, que pode inclusive desencadear uma lesão. E como pode-se observar, todos esses fatores não são exclusivos de uma faixa etária, por isso é tão comum ver crianças e adolescentes também sofrendo com dores na lombar. Ressaltando que a má postura não se refere apenas a quando estamos em pé, mas também quando estamos sentados executando algum trabalho, realizando tarefas domésticas dirigindo, entre outros. Por isso o pilates é tão essencial, pois é através da educação postural que previne-se uma distensão, mau jeitos, doenças crônicas, entre tantos outros problemas.
Tipos de lombalgia
É preciso salientar que nem toda dor na lombar é lombalgia, por isso deve-se sempre consultar um especialista para se obter um diagnóstico acertado e principalmente, nada de se automedicar! Além das causas já descritas, a lombalgia também pode ser resultado de inflamações/infecções, hérnias de disco, sedentarismo, disposição genética, obesidade, entre outros. A mesma também é classificada em duas categorias, aguda ou crônica. Essa classificação refere-se ao tempo de duração das crises de dor, sendo a aguda de quatro a seis semanas e a crônica com mais de doze semanas.
Pilates: o grande aliado
Como já sabemos o pilates traz diversos benefícios à saúde dos que o praticam, além de auxiliar com os sintomas de vários problemas relacionados à má postura e com a lombalgia não é diferente. Seguindo recomendações médicas, diversos pacientes que sofrem desse problema iniciaram a prática do pilates e os resultados são realmente animadores. Isso porque o pilates ajuda na correção da postura, fortalecimento dos músculos, equilíbrio corporal e estabilidade da coluna, entre tantos outros. Se você sofre desse mal, converse com seu médico e até mesmo com outros pacientes sobre a eficácia do pilates no alívio dos sintomas e dores. E lembre-se, a prática do pilates é também importantíssima para a prevenção de dores na lombar e lombalgia, por isso, não espere ter algum problema para começar a praticar.
Você tem lombalgia ou sofre de dores na lombar e pratica pilates? Conte para a gente a sua experiência e agende uma aula experimental!