O Pilates tem níveis de dificuldade? Qual é o meu?

O Pilates tem níveis de dificuldade? Qual é o meu?
Avalie este post

Ao começar um novo exercício, é comum que as pessoas se perguntem quais os níveis de dificuldades e intensidade que ele oferece. Na prática do Pilates, isso não é diferente. Os alunos mais interessados costumam fazer diversas perguntas sobre a atividade e tentam entender como ela pode impactar no seu corpo.

Mas, afinal, será que o Pilates tem níveis de dificuldades? Se sim, quais são eles? No texto de hoje, vamos falar explicar mais sobre esse assunto. Confira abaixo!

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Pilates tem níveis de dificuldade?

Na realidade, o Pilates tem níveis diferentes de intensidade, que podem ser encaradas como dificuldades pela maioria das pessoas. Esses níveis têm relação com algumas informações sobre o aluno:

1- Sedentarismo: Se o aluno é mais sedentário, provavelmente ele deverá começar suas aulas de Pilates em um nível iniciante, que é menos intenso e que tem como objetivo ajudar o corpo a se acostumar com o exercício.

De forma geral, mesmo alunos que já treinam em alguma academia, por exemplo, costumam iniciar no Pilates de maneira mais tranquila, já que a prática pode ser mais intensa do que eles estão acostumados.

Então, podemos dizer que há o nível iniciante nas aulas e que ele é o mais comum para quem está começando a praticar Pilates.

2- Tipo físico: Mesmo que o aluno não seja sedentário, ele pode estar muito acima do peso, o que irá demandar que a prática seja iniciada aos poucos. Nesse caso, é possível começar em um nível mais intermediário, já que o aluno está mais acostumado a exercícios físicos, embora apresente aumento de peso devido a outros fatores, como alimentação exagerada ou metabolismo mais lento.

3- Disposição em geral: Já para os casos onde o Pilates é oferecido no nível mais avançado, é porque o aluno tem mais disposição, um tipo físico mais forte e está acostumado com exercícios, de preferência com o Pilates em si.

Vou subir de nível e fazer exercícios mais intensos um dia?

Ao saber que o Pilates pode ser mais ou menos intenso, os alunos podem se preocupar achando que irão continuar recebendo os mesmos exercícios por muito tempo. Na realidade, a prática sempre visa a evolução corporal dos alunos, o que significa que todos vão, aos poucos, fazendo aulas mais dinâmicas e intensas, capazes de desafiar seus corpos de uma maneira geral.

É claro que o seu tipo físico e a forma como o seu corpo lida com os exercícios pode deixar o processo mais ou menos lento. Mesmo assim, haverá uma evolução, ainda que ela seja mais lenta.

A dica para quem quer passar para exercícios mais intensos é focar na dieta e tentar ir para o Pilates mais vezes na semana – assim, o seu corpo tende a se acostumar com as séries e ter mais resistência para as que exigem mais dele.

Gostou das dicas de hoje? Já sabe se o Pilates tem níveis de dificuldades e qual é o seu? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até o próximo texto!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais