Saiba como o Pilates pode ajudar no emagrecimento

 

O Pilates possui muitos benefícios, dentre eles a ajuda no processo de emagrecimento. Apesar de não ser uma atividade aeróbica, ele contribui para a perda de peso. São exercícios variados que estimulam o funcionamento do metabolismo, facilitando, dessa forma, a perda de calorias e aumentando a massa magra. Saiba mais sobre o método a seguir!

Método Pilates

O método Pilates foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates. Seu objetivo é a reeducação postural e de movimentos através de exercícios, tendo a anatomia humana como alicerce principal. Porém, nas sessões são utilizados também diversos aparelhos, que ajudam a tornar as aulas mais variadas e dinâmicas.

O método busca trabalhar mente e corpo, deixando-os em total harmonia. Para isso, realiza um trabalho em que os princípios básicos são tonificar os músculos, ganhar força, equilíbrio, elasticidade, agilidade, concentração e por fim o relaxamento.

No Pilates, os exercícios possuem muita variação e são realizados sem pressa e com total controle, afastando dessa forma o estresse e a fadiga. Pode ser realizado por um público variado que compreende idades entre 8 e 80 anos.

 

O que o Pilates pode fazer para o emagrecimento saudável?

O Pilates pode ajudar direta e indiretamente para o objetivo de um emagrecimento saudável. Confira algumas características do método que contribuem para a perda de peso! 

1- Diminui a ansiedade

A prática de Pilates contribui para diminuir a ansiedade, que em níveis mais altos, pode nos levar a aumentar o consumo de alimentos calóricos. O excesso de ansiedade é também responsável pelo aumento da liberação de adrenalina e cortisol, que fazem com que a gordura se acumule e provoque uma diminuição da massa magra.

2 – Promove um fortalecimento corporal e melhora a postura

O método ajuda a melhorar a postura, tornando o praticante mais consciente do próprio corpo. Com isso ela passa a manter uma postura mais esguia, dando uma aparência mais definida e magra à silhueta.

3 – Garante um corpo mais flexível

A prática do Pilates aumenta muito a flexibilidade do corpo, trazendo algumas vantagens, como menos riscos de lesões e dores musculares, bem como a melhora significativa no desempenho de outras atividades físicas. Isso garante a execução de qualquer atividade aeróbica, que é o mais indicado para a perda de calorias e o melhor: sem riscos de lesões.

4 – Define a musculatura

Juntamente a uma dieta de restrição calórica, você pode fazer um trabalho físico que vise a definição muscular. O Pilates pode ajudar muito nesse objetivo. Apesar de não ser a atividade recomendada para o aumento de massa muscular, sua prática pode levar a uma definição dos músculos, devido ao treinamento de força que ocorre nas sessões.

Qualquer forma de treinamento físico, dentre eles o Pilates, não deve ser o responsável exclusivo pelo objetivo de emagrecer. Junto à prática de qualquer atividade deve haver uma dieta de restrição calórica elaborada, preferencialmente, por um nutricionista. No geral, devem ser pesadas as perdas calóricas obtidas tanto pela dieta alimentar quanto pelas atividades físicas.

A dica é combinar o Pilates a exercícios aeróbicos, que somados a uma dieta saudável levará você a obtenção de excelentes resultados!

 

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