Como o Pilates ajuda os corredores

Como o Pilates ajuda os corredores
Avalie este post

Todo mundo conhece alguém que pratica corrida. Seja o corredor de fim de semana ou aquele que leva a prática a serio e se dedica várias vezes na semana. E também todo mundo já ouviu falar de fadiga ou lesão causada pela corrida. Você sabia que o Pilates pode ajudar em muito os corredores?

Benefícios da corrida

Todo exercício físico nos proporciona energia vital, disposição e entusiasmo. Temos consciência dos benefícios que a atividade física traz ao nosso corpo e mente.

A prática de corrida é uma atividade que tem aumentado o número de adeptos, seja corrida de rua ou trilha. O principal motivo é porque se trata de uma modalidade bastante democrática, pois pode ser executada por qualquer pessoa, tem baixo custo e pode ser praticado em qualquer lugar, sem exigir equipamentos.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Porém, é necessário que haja uma orientação profissional para conhecer algumas técnicas para evitar lesões e também a realização de exercícios complementares para a melhora da performance.

Como o Pilates ajuda corredores

O método Pilates é uma das atividades mais completas que podemos praticar, pois além de trabalhar a musculatura como um todo, ainda cuida da respiração, que é fundamental. Por isso, auxilia muito os atletas de corrida na busca por menos lesões e mais performance. O Pilates ajuda na preparação, na prevenção de lesões e até mesmo na reabilitação.

Através do Pilates, o corredor adquire um movimento mais preciso e melhor controle do corpo. Além disso, o trabalho do sistema respiratório proporciona maior oxigenação das células.

Qualidade muscular, postura e equilíbrio

O Pilates melhora a postura, pois trabalha a musculatura central do corpo, chamada core, que é muito utilizada na corrida. Isso proporciona para o corredor um menor gasto energético. O método também aumenta a força e resistência muscular, o que resulta em menos fadiga. E o alongamento realizado no Pilates ainda melhora a qualidade muscular.

Embora a corrida de rua ocorra normalmente de forma linear e em uma mesma direção, é importante que haja um equilíbrio corporal para que as passadas sejam dadas de forma harmoniosa e os músculos precisam ser acionados de forma equilibrada para diminuir a chance de fadiga e de queda na performance. É importante que se conheça os grupos musculares que são utilizados durante a corrida. O Pilates atua em todas essas questões, pois contribui para a melhora do equilíbrio e a consciência corporal, ajudando o corredor a atentar-se para os músculos que estão sendo acionados durante o movimento.

Respiração, o forte do Pilates

Corredores costumam ter uma respiração inadequada, de forma curta e trabalhando somente a parte superior do tórax. No Pilates, há uma maior concentração e consciência no ato de respirar. A respiração é mais profunda, prolongada e suave, expandindo a caixa torácica e aumentando com isso a capacidade pulmonar. Tudo isso aumenta também a capacidade respiratória durante a corrida.

Um corpo mais forte, flexível e alinhado com certeza trará resultados eficazes ao corredor, prevenindo assim as lesões e melhorando a performance, seja em corridas curtas ou em um percurso maior, na corridinha do final de semana ou em um exercício diário. Por todos esses motivos aliar o Pilates à corrida pode ser muito benéfico.

Além de melhorar a performance durante a corrida, o Pilates pode trazer melhorias para outras áreas da sua vida. Conheça os vários benefícios do Pilates.  

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais