Como o Pilates ajuda os corredores

Como o Pilates ajuda os corredores
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Todo mundo conhece alguém que pratica corrida. Seja o corredor de fim de semana ou aquele que leva a prática a serio e se dedica várias vezes na semana. E também todo mundo já ouviu falar de fadiga ou lesão causada pela corrida. Você sabia que o Pilates pode ajudar em muito os corredores?

Benefícios da corrida

Todo exercício físico nos proporciona energia vital, disposição e entusiasmo. Temos consciência dos benefícios que a atividade física traz ao nosso corpo e mente.

A prática de corrida é uma atividade que tem aumentado o número de adeptos, seja corrida de rua ou trilha. O principal motivo é porque se trata de uma modalidade bastante democrática, pois pode ser executada por qualquer pessoa, tem baixo custo e pode ser praticado em qualquer lugar, sem exigir equipamentos.

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Porém, é necessário que haja uma orientação profissional para conhecer algumas técnicas para evitar lesões e também a realização de exercícios complementares para a melhora da performance.

Como o Pilates ajuda corredores

O método Pilates é uma das atividades mais completas que podemos praticar, pois além de trabalhar a musculatura como um todo, ainda cuida da respiração, que é fundamental. Por isso, auxilia muito os atletas de corrida na busca por menos lesões e mais performance. O Pilates ajuda na preparação, na prevenção de lesões e até mesmo na reabilitação.

Através do Pilates, o corredor adquire um movimento mais preciso e melhor controle do corpo. Além disso, o trabalho do sistema respiratório proporciona maior oxigenação das células.

Qualidade muscular, postura e equilíbrio

O Pilates melhora a postura, pois trabalha a musculatura central do corpo, chamada core, que é muito utilizada na corrida. Isso proporciona para o corredor um menor gasto energético. O método também aumenta a força e resistência muscular, o que resulta em menos fadiga. E o alongamento realizado no Pilates ainda melhora a qualidade muscular.

Embora a corrida de rua ocorra normalmente de forma linear e em uma mesma direção, é importante que haja um equilíbrio corporal para que as passadas sejam dadas de forma harmoniosa e os músculos precisam ser acionados de forma equilibrada para diminuir a chance de fadiga e de queda na performance. É importante que se conheça os grupos musculares que são utilizados durante a corrida. O Pilates atua em todas essas questões, pois contribui para a melhora do equilíbrio e a consciência corporal, ajudando o corredor a atentar-se para os músculos que estão sendo acionados durante o movimento.

Respiração, o forte do Pilates

Corredores costumam ter uma respiração inadequada, de forma curta e trabalhando somente a parte superior do tórax. No Pilates, há uma maior concentração e consciência no ato de respirar. A respiração é mais profunda, prolongada e suave, expandindo a caixa torácica e aumentando com isso a capacidade pulmonar. Tudo isso aumenta também a capacidade respiratória durante a corrida.

Um corpo mais forte, flexível e alinhado com certeza trará resultados eficazes ao corredor, prevenindo assim as lesões e melhorando a performance, seja em corridas curtas ou em um percurso maior, na corridinha do final de semana ou em um exercício diário. Por todos esses motivos aliar o Pilates à corrida pode ser muito benéfico.

Além de melhorar a performance durante a corrida, o Pilates pode trazer melhorias para outras áreas da sua vida. Conheça os vários benefícios do Pilates.  

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