Como tornar suas aulas de pilates mais atrativas

O Pilates chegou ao Brasil no início dos anos 2000 e hoje está em acelerada ascensão no país, com milhares de alunos aderido às aulas de Pilates. Um dos motivos principais desta modalidade ser bastante popular é o aumento da qualidade de vida que proporciona aos seus praticantes. Dentro do método Pilates, existem diversas modalidades como solo, studio, aparelhos. Cabe ao aluno descobrir com qual modalidade melhor se identifica.

O Pilates também pode ser praticado de forma leve e descontraída, como em qualquer outro exercício físico. A técnica pode ser aplicada a aulas mais alegres, lúdicas e dinâmicas. Cabe ao instrutor ter criatividade e técnica para tornar suas aulas de Pilates mais atrativas seja em qualquer uma das modalidades. Além de uma decoração apropriada e equipamentos de qualidade, o modelo de aula não pode se tornar monótono para quem pratica.

Combine o Pilates com outras modalidades esportivas

Uma boa estratégia pode ser aliar os exercícios à prática de algum outro esporte que o aluno costuma realizar. Simulações daquele determinado esporte podem ser realizadas com os movimentos do Pilates podendo assim capacitar o aluno melhor fisicamente.

Outra forma de trazer elementos novos é misturar o Pilates com outras técnicas, como por exemplo, o treinamento funcional, trazendo assim um novo olhar sobre a modalidade.

Aposte na música e em ativdades em grupo

A música é um elemento importante nas aulas de Pilates porque ajuda na concentração e no restabelecimento do equilíbrio, tornando a prática agradável.  Uma boa música pode ser usada também para motivar.

Outro recurso para mudar a rotina das aulas de pilates pode ser juntar um grupo de alunos para fazer uma aula juntos. É possível realizar um pequeno circuito nos aparelhos. Será uma novidade ter a companhia de outros colegas, bem como o desafio de executar os movimentos nos aparelhos da melhor forma.

Vale lembrar que em uma aula em grupo é importante que todos os alunos tenham o mesmo ritmo, para que ninguém desanime. Além disso, a atenção do professor neste tipo de aula deve ser redobrada, para que ninguém faça os movimentos de forma inadequada.

Adicione um pouco de adrenalina às aulas

Uma modalidade que vem sendo solicitada por alguns alunos de Pilates e que pode ser um diferencial nas aulas é a inclusão de exercícios acrobáticos. Uma técnica desafiadora, com exercícios mais complexos, mas ao mesmo tempo prazerosa. Nos exercícios acrobáticos, são trabalhados o equilíbrio, a força e a coordenação, em posturas com bases menores, mas com maior amplitude de movimentos; quanto menos sustentação tiver o corpo, mais difícil executar a postura.

Outra forma de variar é misturar as modalidades dentro do próprio Pilates. Se o seu aluno é de solo, experimente uma aula nos aparelhos. Com certeza, será uma variação interessante e que vai tirá-lo da zona de conforto.

Troque ideias com seus alunos 

Além destas sugestões, existem muitas outras maneiras de tornar a aula mais atrativa. Basta, como já dissemos, um pouco de criatividade do professor. Uma conversa com o aluno para alinhar expectativas também é interessante, assim elimina o risco de elaborar uma aula bem diferente com a qual seu aluno não vai se identificar.

Vale a pena também usar estratégias para atrair o público que, a princípio, não se interessa pelo Pilates. Por exemplo, muitos homens ainda acham que o Pilates é uma atividade feminina. Para tirá-los deste pensamento, é preciso mostrar de maneira bem explícita como o Pilates também é uma atividade desafiadora, complexa e que exije muita força. 

A Pure Pilates

O objetivo principal da Pure Pilates é buscar a melhor qualidade de vida para a comunidade. Criada em 2009, é uma academia jovem e moderna onde os alunos encontram atendimento diferenciado e atrativo no método Pilates. A Pure Pilates apresenta o que há de mais moderno no mercado em um bem-sucedido modelo de franquias. São no máximo três alunos por professor, com equipamentos das melhores marcas, além de um App exclusivo para controle das aulas.

Gostou do post? Você tem alguma sugestão para tornar a aula de Pilates mais atrativa? Comente conosco. 

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais