Por que o Pilates resolve a dor nas costas?

 

Existem inúmeras causas de dor nas costas: má postura, sedentarismo, alterações na coluna, quedas, patologias, estresse etc. Para todos elas o Pilates pode ser um aliado do tratamento e até mesmo resolver de uma vez por todas o problema, dependendo do caso.

Você sofre com dor na coluna com frequência e isso tem atrapalhado o seu rendimento e causado muito incômodo? Veja como o Pilates poderá ajudá-lo:

A função do Pilates na dor nas costas

Antes de entender qual o impacto do Pilates na saúde da coluna, é preciso entender qual o objetivo da prática. Por se tratar de um método de condicionamento físico e mental,  trabalha força, equilíbrio, alongamento, respiração e concentração ao mesmo tempo, englobando diversos músculos e ativando as suas funções. Logo, os exercícios do Pilates contribuem com a saúde de diversas formas, o que acaba melhorando também as dores no corpo.

No caso específico das costas, são trabalhados músculos necessários para dar suporte à coluna, a começar pelo Power House – o nome dado ao conjunto de músculos profundos que estabilizam a coluna e são ativados nos exercícios.

Além de fortalecer esses músculos importantes para sustentar a coluna e resolver a dor nas costas, o Pilates também gera a conscientização sobre a importância da boa postura e qual é a correta, fazendo com que o próprio aluno se corrija e melhore a má postura – que a longo prazo enfraquece a coluna e causa dor nas costas. Com o tempo o praticante começa a perceber sua má postura em pé ou sentado e se corrige automaticamente, já com a coluna fortalecida pelos exercícios.

Outra causa de dor nas costas é a tensão cervical (no pescoço) e nos ombros, muito comum na vida moderna pelo uso excessivo do computador e pela tensão emocional.  É aí que entra o Pilates para contribuir com o relaxamento desses músculos.

A falta de alongamento também pode ser uma causa da dor nas costas. O nosso corpo não foi feito para ficar parado ou na mesma posição, como acontece hoje em dia. O Pilates promove o alongamento global, a medida em que também fortalece o corpo.

Por fim, existem  patologias da coluna que causam dor nas costas e podem ser tratadas com o Pilates como Escoliose, Cifose, Lordose, Cervicalgia e Espondilolistese. Outras patologias sem alterações comprovadas na coluna, como Fibromialgia ou doenças  de causa emocional como depressão e ansiedade, mas que geram dores nas costas, também são tratadas com o Pilates diminuindo as dores.

O Pilates pode curar as dores nas costas?

Sim, dependendo da causa. Se a dor é originária de má postura, tensão, falta de alongamento é possível melhorar e até se curar. Caso a dor tenha alguma causa que necessita de outro tipo de tratamento, como uma cirurgia, o Pilates será aliado da recuperação e ajudará a prevenir novas dores.

Comece agora mesmo a praticar Pilates e diminuir suas dores nas costas. Acesse nosso site e marque uma aula experimental. Até mais!

Deixe seu comentário

Um comentário em “Por que o Pilates resolve a dor nas costas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais