Melhore o seu humor com Pilates

Melhore o seu humor com Pilates
Avalie este post

Você já parou para pensar como está o seu humor no dia a dia? Como lida com o estresse? Na correria dos afazeres muitas vezes esquecemos de prestar atenção em nós mesmos, no nosso estado de espírito, respiração, em como estamos lidando com as coisas ou até mesmo se realmente estamos bem.

 

Mente sã, corpo são

Muitos de nós damos mais importância à nossa saúde física e esquecemos da nossa mente, que também precisa ser exercitada e cuidada para um bom funcionamento das nossas atividades psicológicas, neurológicas, hormonais etc. O Pilates tem como objetivo unir o corpo e a mente, além de ser um exercício que cuida da saúde física ele também reflete e cuida da nossa saúde mental.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

E assim como uma pessoa procura uma série de exercícios específicos para a recuperação/ reabilitação de algum problema físico, o mesmo pode ser feito para sintomas de transtornos mentais como depressão, ansiedade, bipolaridade etc. E mesmo que a sua saúde mental seja boa, temos sempre que mantê-la assim e isso não é uma tarefa tão fácil quanto parece.

O nosso humor sofre constantes mudanças no decorrer do dia, seja por uma notícia ruim ou boa, um barulho repetitivo, uma chuva que caiu inesperadamente, sobrecarga no trabalho, ou aquele trânsito chato na hora de voltar pra casa. Você sabia que podemos controlar o nosso humor? Controlando a mente e o corpo, e possuindo hábitos saudáveis temos mais domínio dos nossos sentimentos e das nossas manifestações emocionais. Conseguimos controlar e muitas vezes subverter esses sentimentos ruins e sintomas de estresse. O cuidado com a saúde física deve ser em conjunto com o da saúde mental, com a mesma importância.  

Muitas doenças físicas manifestam-se em decorrência de algum distúrbio emocional, doenças crônicas, hipertensão e até mesmo o câncer podem surgir devido ao estresse e outros problemas mentais, problemas esses que muitas vezes nem percebemos. A prática de Pilates nos ajuda a ter uma maior consciência do funcionamento da nossa mente e portanto, perceber quando tem algo de errado acontecendo, mesmo que seja algo pequeno e momentâneo.

 

Produção de hormônios

As práticas do Pilates estimulam a produção de Serotonina, Dopamina e Endorfina, que são hormônios liberados durante e depois dos exercícios, causando prazer, bem estar e melhorando sua saúde. A falta de um desses hormônios pode acarretar em um possível desequilíbrio hormonal e portanto emocional. Praticar exercícios faz com que esses hormônios mantenham-se regulados no seu organismo.

  • Endorfina

A palavra vem da junção dos termos ‘endo’ (interno) e ‘morfina’ (analgésico), esta parte analgésica do hormônio é responsável por produzir o bem-estar no nosso corpo, melhorando o nosso humor e regulando também a liberação de outros hormônios.

  • Dopamina

Assim como a Endorfina a Dopamina age no nosso cérebro controlando emoções, está associada ao sentimento de recompensa e também do vício. É precursora da Adrenalina, por isso, logo após praticarmos exercícios físicos sentimos uma explosão de energia e vivacidade. Faz com que o corpo funcione melhor, ajuda na memória e na concentração.

  • Serotonina

Conhecida como o hormônio da felicidade, a Serotonina melhora a qualidade do sono, ajuda na perda de peso e no controle da ansiedade. Ela é uma substância que existe naturalmente em nosso cérebro, porém em algumas pessoas (por diversos motivos relacionados à saúde mental) os níveis desta substância podem estar baixos. Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos ajuda na produção da Serotonina.

Praticando exercícios

Os exercícios de controle de respiração, alongamentos e relaxamentos são os que mais ajudam no controle da mente e portanto do humor.

  • Respiração, equilíbrio e força

O controle da respiração ajuda a termos um maior controle da mente, respirar oxigena o cérebro, fazendo com que os batimentos cardíacos diminuem, trazendo uma sensação de calma e também dá tempo para pensarmos melhor em como vamos agir ou falar algo. Não é à toa que sempre que estamos nervosos ou em alguma situação onde perdemos o controle a primeira coisa que se é recomendada é respirar fundo. Praticar Pilates estimula o controle da respiração.

A força e equilíbrio ajudam na concentração, na memória e colocam os nossos pensamentos no lugar, fazendo com que a mente se ocupe com outras coisas, colocando o corpo em harmonia. Melhoram o seu humor pois reduzem possíveis dores musculares e nas articulações causadas tanto por algum trauma ou por má posturas durante o sono, trabalho, dia a dia. Quanto mais condicionamento físico adquirimos, mais controle do nosso corpo temos e ter controle do próprio corpo é ter autonomia sobre suas atividades e possuir uma maior consciência e controle da nossa mente, ou seja, é uma prática que estimula a liberdade. Também agem bloqueando lesões nos vasos sanguíneos e têm um poder antienvelhecimento.

  • Energia e autoestima

Praticar Pilates dá um up no seu dia, proporcionando uma energia necessária para continuar com suas tarefas ou simplesmente ter uma boa noite de sono, melhora a insônia e os resultados também fazem com que a sua autoestima aumente, afetando diretamente no . seu humor, trazendo felicidade e plenitude.

O  sedentarismo causa alterações de humor e doenças não só físicas como mentais também, por isso se você ainda não pratica Pilates comece agora e livre-se do estresse de uma vez por todas.

 

Melhore seu humor, sua saúde, sua vida! Que tal agendar uma aula experimental conosco? Clique – aqui – para saber mais.

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais