O que é andropausa e como diminuir os sintomas
Você já ouviu falar de andropausa? Mesmo que não esteja familiarizado, o próprio nome já nos faz uma grande referência a mais popular menopausa, que já abordamos neste texto. E é basicamente isso, a andropausa é o termo cunhado para a queda de produção da testosterona nos organismos masculinos. Embora na grande maioria dos casos esse seja um processo sem mudanças drásticas, ao contrário do que ocorre com as mulheres quando param de produzir estrogênio e progesterona, é importante ter conhecimento sobre a andropausa e sobre como diminuir os sintomas, que você muitas vezes pode até não saber que estavam ligados a esse processo. Justamente por isso, preparamos esse texto, para que você tenha mais conhecimento e atenção com relação ao tema.
Sintomas da andropausa
A andropausa é um processo natural que acontece com todos os homens a partir dos 30 anos e de forma muito maior entre os 45 e 50 anos de idade. Essa queda de produção do hormônio masculino pode trazer consigo alguns sintomas, entre eles:
- Alterações no humor;
- Cansaço e falta de ânimo;
- Depressão;
- Diminuição da libido;
- Disfunção erétil;
- Alteração dos pelos do corpo;
- Perda de massa muscular;
- Perda de massa ossea;
- Aumento de peso;
- Distúrbios do sono.
Além disso, os homens ficam mais vulneráveis a males como, obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, entre outras. A falta de testosterona também pode piorar os níveis de glicose e lipídios no sangue, o que pode resultar em diabetes e alterações nos níveis de colesterol.
Pure Pilates
Tratamentos e cuidados na andropausa
Mesmo que você não sinta nenhum desses sintomas o ideal é que faça exames periodicamente, entre eles testes sanguíneos, para que seu médico possa avaliar os seus níveis de testosterona. Em casos mais graves o homem deverá fazer a reposição hormonal através de medicamentos, mas essa é uma minoria dos casos. Embora não haja como prevenir a andropausa, já que trata-se de um processo natural que acontece com todos os homens, você pode sim diminuir os sintomas e aumentar a sua qualidade de vida com algumas mudanças (ou manutenção) de hábitos, como:
- Manter uma alimentação saudável;
- Evitar comidas gordurosas e excesso de açúcares;
- Não fumar;
- Não beber excessivamente;
- Tomar no mínimo 2 litros de água diariamente;
- Practicar exercícios regularmente.
O pilates e a andropausa
Já falamos aqui sobre os motivos que todos os homens têm para praticar pilates, e entre aqueles que estão sofrendo com os sintomas da andropausa não é diferente. O pilates traz diversos benefícios aos seus praticantes, entre eles:
- Melhora da qualidade do sono;
- Melhora na disposição sexual;
- Fortalecimento muscular;
- Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e outros males;
- Manutenção e perda de peso;
- Maior disposição para as atividades do dia a dia;
- Aumento da auto estima e no bom humor;
Depois de saber de tudo isso, temos certeza de que você está pensando em começar hoje mesmo a praticar pilates, por isso, procure a unidade da Pure Pilates mais perto. Mas não esqueça de depois deixam nos comentários como foi a sua experiência!