O que é o Pilates e como ele trabalha os músculos?

O que é o Pilates e como ele trabalha os músculos?
5 (100%) 1 vote

Embora a prática tenha sido amplamente divulgada nos últimos anos, muitas pessoas se perguntam o que é o Pilates e como ele atua no sistema muscular – ou seja, se ele tem algum impacto no que diz respeito à formação de músculos, como é o caso de treinos mais intensos com pesos.

No texto de hoje, vamos relembrar um pouquinho como funciona a prática de Pilates, para quem ela é indicada e quais são seus benefícios estéticos. Confira!

 

Agende a Sua Aula Experimental

Agende a Sua Aula Gratuita num dos mais de 60 Espaços Pure Pilates em São Paulo.

O que é o Pilates?

 

Pilates é o famoso método criado por Joseph Pilates, levando seu nome desde a criação até os dias de hoje. No começo, ele era utilizado para reforçar os músculos de bailarinos e pessoas praticantes de esportes, como os corredores profissionais.

Com o tempo, o método ganhou o mundo e adeptos em busca de melhorias no sistema muscular como um todo – além de outros benefícios que passaram a ser comprovados, como a saúde emocional e física do corpo como um todo.

Hoje, sabe-se que o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos, assim como atletas e profissionais da dança. Sem restrições, a prática é ampla e perfeita para uma vida mais saudável!

 

Como o Pilates trabalha os músculos?

 

De forma simples e resumida, podemos dizer que o Pilates tem grande efeito sobre os músculos porque, diferente de outros exercícios, ele é bastante generalizado e trabalha grupos musculares de uma única vez, ao invés de um deles a cada série.

Isso ajuda a gerar massa magra e, principalmente, a evitar efeitos estéticos desagradáveis, como aumento dos músculos localizados em uma única região.

 


Leitura Recomendada:

 

Você sabia que o Pilates também pode diminuir o estresse das grandes cidades, como São Paulo? A prática pode fazer com que sua relação com as metrópoles seja completamente diferente e muito mais saudável. No nosso e-book gratuito, contamos mais detalhes! Baixe clicando aqui!


Além de trabalhar os músculos em si, o Pilates também é ótimo para a saúde como um todo. Alguns dos benefícios estéticos, que são os mais procurados, podem ser citados:

 

  • O Pilates ajuda a diminuir a gordura corporal, o que torna o aparecimento de músculos muito mais fácil e rápido. Sabe-se que com menos gorduras, mais as chances do nosso metabolismo funcionar rapidamente para criar massa magra.

 

  • O método também atua na questão da flexibilidade. Pessoas com dificuldade de locomoção ou quem tem pouca noção corporal podem se beneficiar da prática.

 

Pilates gera Hipertrofia?

 

Falando especificamente de músculos, não podemos afirmar que o Pilates gere hipertrofia, já que essa é uma forma muito específica de trabalhar a massa muscular. Em contrapartida, o método gera o que chamamos de definição corporal, que é o acúmulo saudável de músculos devidamente distribuídos pelo corpo.

Mesmo assim, se você sentir a necessidade de aumentar determinados grupos musculares, vale a pena unir o Pilates com a musculação e ter um resultado incrível em poucos meses!

 

Gostou do texto de hoje sobre o que é o Pilates? Agende uma aula experimental em nosso studio e descubra o que o Pilates pode fazer por você! Até a próxima!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais