Os benefícios do Pilates para atletas profissionais! 

Os benefícios do Pilates para atletas profissionais! 
Avalie este post

Poucas pessoas sabem, mas há inúmeros benefícios da prática do Pilates para atletas profissionais. As aulas, além de serem ótimas aliadas de quem está sedentário, combinam com diversos outros exercícios, como a musculação, os aeróbicos e os realizados em grupo. 

No texto de hoje, separamos algumas dessas vantagens para você saber o quanto o Pilates pode te ajudar a ter um melhor desempenho na sua atividade profissional. Confira mais abaixo! 

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Pilates para atletas profissionais – Vale a pena saber os benefícios! 

 

Antes de citar os benefícios do Pilates para atletas profissionais, precisamos explicar de uma forma resumida do que se trata essa atividade famosa no mundo todo.

Para termos uma ideia de como a prática é indicada para atletas, podemos pensar na sua criação inicial – que foi idealizada exatamente para diminuir dores e lesões de bailarinos e praticantes de atividades físicas em geral.  

O Pilates consiste em aulas de alongamento, respiração e de tonificação muscular – que variam de intensidade de acordo com o aluno e seu condicionamento.

Esses exercícios são realizados por meio de aparelhos específicos e sempre contando com o auxílio de um professor qualificado.  

Vamos para os benefícios que o Pilates pode trazer para atletas profissionais: 

 

  • Menos riscos de lesões 

 

Um problema comum entre os atletas é o risco de lesões. Podemos citar como exemplo os corredores, os ciclistas e jogadores de futebol. Ao exercitar os músculos de forma lenta e intensa, há tonificação que fortalece e evita que as lesões sejam tão frequentes. 

 

  • Melhor desempenho  

 

Com músculos fortalecidos devido ao Pilates, o desempenho nas demais atividades torna-se melhor – independente de qual o grau de profissionalismo do atleta. Vale lembrar que todo treinamento extra deve ser acompanhado por um responsável, embora o Pilates seja indicado para qualquer pessoa. O ideal é saber ao certo quais os dias em que o atleta pode deixar de treinar para ir às aulas.  

No geral, fortalecer os músculos e otimizar a respiração só traz benefícios para quem pratica atividades físicas com intensidade, como é o caso de um atleta.  

 

  • Mais disposição para os treinos  

 

Todo mundo que faz Pilates sabe o quanto a atividade é excelente para melhorar a disposição para o dia-a-dia e para as demais atividades – no caso dos atletas profissionais, os treinos comuns que devem ser realizados com frequência para garantir os resultados esperados. 

Além disso, as aulas de Pilates ajudam a recuperar a energia de uma maneira geral – e trazem mais autoestima para os praticantes, devido à consciência corporal adquirida, como explicaremos mais abaixo. 

 

  • Consciência corporal 

 

Embora o Pilates para atletas profissionais tenha maior impacto na prevenção de lesões, todos os outros benefícios da prática podem ser sentidos por eles. A consciência corporal pode ser adquirida por meio de diversos exercícios, porém, o Pilates traz essa experiência de uma maneira única.  

Essa consciência ajuda na autoestima e diminui problemas de ansiedade, comuns em atletas que precisam passar por provas difíceis e que exigem equilíbrio mental.  

 

Gostou das nossas dicas sobre o Pilates para atletas profissionais? Se você pratica alguma atividade regular ou é atleta, não deixe de fazer uma aula gratuita para descobrir de perto os benefícios que ela pode trazer!  

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais