Pilates vale a pena para emagrecer?

 

Muitas pessoas se perguntam se o Pilates vale a pena para emagrecer, embora esse não seja o foco principal de uma atividade física. Afinal, nosso maior lema é pensar sempre no cenário geral da prática de exercícios e como ela impacta na nossa saúde além da perda de peso.

Porém, já adiantamos que o Pilates emagrece e pode inclusive ajudar a definir nosso corpo e aumentar nossa elasticidade – além de outros benefícios que iremos citar no texto de hoje.

Vamos também compreender como o Pilates pode te ajudar nesse processo de emagrecimento e qual a melhor forma de aplicá-lo para esse objetivo em específico. Confira!

 

O Pilates vale a pena para emagrecer? Considerações gerais!

 

Vamos pensar de forma simples e objetiva sobre a relação entre o emagrecimento e o Pilates. Todo exercício físico é capaz de trazer perda de calorias, não importa qual seja. Porém, o Pilates tem objetivos mais amplos do que promover esse déficit calórico por si só.

Ele também traz mais flexibilidade, mobilidade e definição corporal. Embora muitas pessoas pensem que emagrecer é o principal para ter um corpo bonito, a forma como esse emagrecimento ocorrerá é fundamental para isso.

Obviamente, ao fazer uma série de repetições que envolvem o movimento corporal, seu organismo irá queimar gorduras e, consequentemente, haverá a perda de peso. Então, o Pilates vale a pena para emagrecer não só porque cumpre esse papel, mas também porque diminui o risco de lesões e ainda pode ser um aliado para as demais atividades físicas.

 

Como emagrecer com o Pilates?

 

Nossa dica é aliar o Pilates com uma atividade aeróbica, como falamos mais acima. Isso porque a alta intensidade de alguns tipos de exercícios, como corrida e bicicleta, auxilia na queima de calorias acumuladas, promovendo a perda de peso.

O Pilates irá garantir que todo esse peso perdido seja melhor redefinido pelo corpo, evitando flacidez e aumentando a resistência a eles. Além disso, ele pode evitar dores, cansaço extremo e até ajudar na mobilidade como um todo, potencializando os resultados de qualquer exercício que você vá fazer.

Sabemos que a perda de peso é um processo multifatorial e apenas um tipo de intervenção não pode ser a responsável pelo sucesso dele. Vale trabalhar vários aspectos da sua vida, incluindo também a alimentação.

 

Benefícios isolados do Pilates – Quais são eles?

 

Muitas pessoas que perguntam se o Pilates vale a pena para emagrecer têm dúvidas se ele, por si só, é capaz de causar esse efeito no corpo. Como falamos, a prática de qualquer atividade física que tire você do sedentarismo pode sim resultar em emagrecimento.

Mas o Pilates vai além disso: a maioria dos nossos alunos relatam melhora na autoestima – por se sentirem mais conectadas ao seu corpo -, mais disposição, força, flexibilidade e mais saúde mental.

Ou seja, a prática vai interferir em diversas áreas que, juntas, vão ser capazes de promover uma mudança razoável na sua rotina e na sua vida.

Se você precisa começar uma atividade, indicamos o Pilates aliado à uma caminhada pelo menos duas vezes na semana. Com o tempo, haverá o desejo de ser mais ativo e talvez essa caminhada se torne uma corrida, por exemplo.

O Pilates por si só pode gerar emagrecimento, desde que haja comprometimento, mudanças alimentares e aulas regulares.

Entenda o emagrecimento como um processo

 

Sempre quando pensamos se o Pilates vale a pena para emagrecer, temos que parar e analisar a perda de peso como um processo. Entendemos que ele deriva de uma série de atitudes positivas, como mudanças nos hábitos alimentares, uma vida mais ativa e livre de ansiedades.

O Pilates pode ajudar em tudo isso. Afinal, não é à toa que os especialistas indicam as aulas para quem sofre com dificuldades para iniciar uma atividade física ou mesmo para emagrecer.

Nossa dica é que você comece aos poucos, sem forçar o seu corpo e nem a sua mente. Comece uma atividade buscando, em primeiro lugar, sua autoestima, sua saúde e melhor desempenho.

 

O emagrecimento será uma consequência de uma vida mais equilibrada e saudável.

 

Pratique Pilates! Se desejar agendar uma aula gratuita, nos procure. Teremos prazer em atendê-lo!

 

 

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais