Pilates x Musculação

Pilates x Musculação
Avalie este post

Uma das dúvidas frequentes de quem busca um exercício para tonificar o corpo é sobre as diferenças entre a prática de pilates e musculação. Os dois tipos de exercícios são excelentes para trabalhar a musculatura do corpo, mas a abordagem, a proposta e os benefícios de cada um deles é muito diferente.  Saiba mais sobre as distinções entre pilates e musculação no post.

Pilates x Musculação

Os benefícios da musculação

A musculação é uma prática que consiste no levantamento de pesos para o desenvolvimento da musculatura. Cada exercício é pensado e proposto com o objetivo de trabalhar um conjunto de músculos específico por meio de repetições e séries intervaladas em equipamentos desenvolvidos especificamente para cada exercício.

Treinos com pesos podem ser feitos em qualquer idade, de acordo com a condição física de cada praticante, e trazer inúmeros benefícios como alinhamento da coluna, prevenção de dores musculares e atrofia, aumento da força. Exercícios de musculação também são indicados para retardar o envelhecimento dos músculos, trabalhar a autoestima e auxiliar no emagrecimento já que a prática melhora o funcionamento do metabolismo.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Os benefícios do pilates

O pilates, em comparação com a musculação, tem uma proposta bastante diferente, já que é um exercício que procura desenvolver não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito de forma completa. Assim como a musculação, o pilates também desenvolve a musculatura, aumenta a força do tronco e alinha a coluna. Mas trabalha outros aspectos importantes para o desenvolvimento corporal, como a respiração, a flexibilidade e a concentração.

O pilates ainda tem a vantagem de ser um exercício de baixo impacto, o que previne lesões e até serve, em alguns casos, como forma de tratamento fisioterapêutico. Além disso, a prática de pilates exige pouco equipamento e pode ser feita apenas com o auxílio de alguns apetrechos que são fáceis de armazenar.

Qual é a melhor opção?

Ao escolher entre uma modalidade de exercícios e outra, é levar em consideração o seu estilo de vida e os seus objetivos. No pilates, você usa principalmente o seu próprio peso corporal para fazer os exercícios e desenvolver os músculo, a resistência s e a flexibilidade. Na musculação, é necessário usar diversos equipamentos que limitam a mobilidade do exercício.

Além disso, muitos praticam musculação com o objetivo de fazer com que os músculos cresçam e se desenvolvam, no entanto, se interrompida, não é incomum que a firmeza deles se perca. Já com o pilates os músculos se tornam definidos e mais fortes de forma permanente. O objetivo é definir a musculatura, não aparentar força – e com isso vem a vantagem de aprender a controlar a respiração, combater o estresse, dores nas costas e desenvolver a consciência corporal. Em comparação com a musculação, o pilates é uma atividade que trabalha mais a mente e o corpo de forma equilibrada.

Vale lembrar que nada impede você de combinar a musculação e o pilates em práticas semanais regulares. O importante é sempre estar acompanhado de um profissional que possa recomendar treinos eficientes e que respeitem o seu limite físico. A saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse nosso site e se mantenha informado!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais